Preparei a mala logo cedo para pegar a estrada e, para minha surpresa, ao sair do banho e procurar a nossa cachorrinha Shih Tzu, de quatro anos, me surpreendi com a cena ao vê-la deitada sobre as roupas que estavam na bagagem. A Laika expõe tristeza quando sente que estamos nos preparando para viajar e não podemos levá-la. Quando eu saio de casa, sempre faço um carinho e ela me acompanha até a porta da casa!
Quando estou na estrada e ligo para falar com a família, o relato é único: a Laika está na porta te esperando. Quer queira ou não, a sensação é de pena e sofrimento! Dá vontade de voltar pra casa o mais rápido possível! Dessa vez, a cena que antecedeu à viagem, segunda-feira (27), foi inusitada: deitada sobre as roupas, a Laika quis antecipar o sentimento da saudade, da tristeza e, ao mesmo tempo, dizer também que queria me acompanhar!
Saí de coração partido! Compartilhei a imagem com a Ingrid, minha esposa, com os meus filhos João Lucas, Cecília (a verdadeira dona) e a Ana Clara! Todos ficaram sensibilizados com a imagem da Laika e com o meu depoimento, traduzido não apenas com as palavras, mas, principalmente, com as imagens!
Fui além e enviei, também, o vídeo da Laika para o jornalista Beto Almeida, pai de trigêmeos e que, com frequência, escuta os apelos para adotar um cachorrinho. Quis dizer ao Beto o que sempre ouvimos sobre os laços afetivos cultivados na relação com os animais de estimação. É, justamente, o que acontece com a Laika.
O Beto Almeida me retribuiu à imagem da Laika com a filmagem sobre a história que ele havia protagonizado com o gatinho que o acompanhou, inconsciente, no capuz do carro e que acabou sendo salvo. Duas boas histórias neste mundo animal! De gato e cachorro que, em situações distintas, provocam reflexão sobre sentimentos que deveriam estar mais presentes no nosso cotidiano.
Aqui, me coloquei como o dono da Laika, quando, na realidade, a verdadeira dona é a minha filha Cecília, que a recebeu de presente de aniversário do avô, Mário Baratta. Fiz cara feia com o presente no primeiro momento e, como resposta, a Laika se apegou a mim. É uma longa história de quase quatro anos, com muitas imagens e alegria!
Conte, também, aqui, a história que você constrói no dia a dia com o seu animal de estimação!
LEIA MAIS