O deputado estadual Guilherme Landim (PDT) voltou, nesta quinta-feira (25), a manifestar preocupação com o impacto econômico na Região do Cariri com a suspensão dos vôos da Avianca ligando o Sul do Ceará à Região Metropolitana de Fortaleza e ao Sudeste do País. Ele antecipou que cresce a preocupação com a queda no fluxo de passageiros e, especialmente, com as dificuldades que representantes de empresas instaladas no Cariri têm para se deslocar para os seus estados de origem.
Landim destacou a mobilização de deputados estaduais e federais, senadores e lideranças empresariais do Ceará para viabilização de uma nova empresa para realizar a rota área para o Cariri. Disse que, mesmo com todo o esforço que está sendo realizado, as conversas de bastidores no setor da aviação apontam que, qualquer solução para substituição da Avianca seria possível somente em 90 ou 120 dias.
O diagnóstico é real, segundo o parlamentar: não há solução imediata porque as empresas não dispõem de aeronaves para atender a nova rota. O pedetista afirmou que conversou com o Governador Camilo Santana (PT) e com o senador Cid Gomes (PDT) sobre a necessidade urgente em busca de uma solução para a volta dos voos para o Aeroporto Regional do Cariri, com sede em Juazeiro do Norte.
Os prejuízos, segundo Guilherme Landim, não são apenas para o Cariri, mas, também, para os municípios dos estados de Pernambuco e Paraíba, que fazem divisa com o Ceará. As empresas não têm aeronaves disponíveis para substituir a Avianca, mas encontram, do ponto de vista comercial, conforme o parlamentar, motivos para viabilizar vôos para o Cariri. O atrativo, segundo ele, está na lotação média de 83% a 93%, nas rotas que eram realizadas pela Avianca.
Em aparte ao pronunciamento de Guilherme Landim, o deputado estadual Fernando Santana (PT) disse que conversou com o Secretário de Turismo do Estado, Arialdo Pinho, que manteve contatos com empresas áreas – como Gol e Azul – mas sentiu dificuldades para as empresas entrarem nessa rota e, ao mesmo tempo, praticarem os mesmos preços das passagens.
A crise na aviação que atinge a Região do Cariri mobiliza lideranças políticas e empresariais para uma audiência pública, a ser realizada, na próxima segunda-feira (29), a partir das 14 horas, na Assembleia Legislativa. O debate buscará não apenas um caminho para a substituição da Avianca, mas, também, solução para os passageiros que foram surpreendidos com a suspensão dos vôos. Além disso, a audiência busca soluções para os funcionários da empresa que não sabem se receberão salários e direitos trabalhistas..