Deputados federais, senadores e dirigentes partidários estão de olho nas páginas do Diário Oficial da União. A leitura cuidadosa tem uma razão: a nomeação de aliados políticos para cargos da administração federal.


Após o presidente Lula cobrar dos ministros agilidade para publicação dos atos de nomeação dos apadrinhados de deputados e senadores, as expectativas é que, nesta semana, o Diário Oficial da União circule com os nomes de dirigentes de órgãos federais nos Estados.


MAIS DETALHES NO JORNAL ALERTA GERAL


A nomeação de aliados dos deputados e senadores ganha destaque, nesta segunda-feira, no Jornal Alerta Geral, com a participação do repórter Sátiro Sales e comentários do jornalista Beto Almeida.

O Jornal Alerta Geral, gerado a partir das 7 horas da manhã pela FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, tem transmissão por 22 emissoras de rádio e, também, pelas redes sociais do @cearaagora.


EXPECTATIVAS NA BANCADA DO CEARÁ

Há expectativa, também, que essas nomeações contemplem deputados federais e senadores do Ceará. Segundo o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, o governo federal agora tem uma força-tarefa para destravar as 403 nomeações políticas que estão pendentes.


De acordo com Alexandre Padilha, a nomeação é um encaminhamento da reunião ministerial da última quinta-feira quando o presidente Lula levou aos ministros as cobranças feitas pelas parlamentares que integram a base de apoio ao Governo no Congresso Nacional.


As nomeações de indicados pelas bancadas fazem parte da contrapartida do Governo para a consolidação a base de apoio na Câmara e no Senado, que, nesses primeiros cinco meses de 2023, tem sido instável e motivo de muita reclamação entre líderes de bancadas.