A lentidão marca o cotidiano de quem está na fila da Previdências Social com recursos administrativos ou ações judiciais e espera uma resposta do INSS aos pedidos de benefícios. A fila continua gigantesca, embora o Ministro Carlos Lupi diga, com frequência, que o tempo de espera por uma resposta do INSS caiu para 39 dias.

ORIENTAÇÃO: whatsApp (85) 99273.4353

Os segurados e beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social tem, no Jornal Alerta Geral, uma linha direta whatsApp (85) 99273.4353 para tirar dúvidas sobre auxílios, BPC, salário maternidade, aposentadoria rural, aposentadoria urbana, pensão, modelos de contribuição e, também, informação sobre os processos que tramitam na Justiça Federal ou no INSS.

O Jornal Alerta Geral, que entra no ar às 7 horas da manhã, tem, aos sábados, a edição ‘Especial Caminhos da Aposentadoria’, com a participação do professor e advogado Paulo Bacelar. O ‘Alerta Geral’ tem esclarecimentos sobre todos os benefícios previdenciários.

FILA COM 2,8 MILHÕES DE PEDIDOS E RECURSOS

Os dados oficiais do Governo Federal apontam que, no mês de abril, 1.397.408 protocolos de segurados estavam à espera de resposta da autarquia, enquanto outra filha acumulava 1.403.479 recursos administrativos para revisão de aposentadorias e pensões. Ou seja, entre pedidos administrativos e ações que a Justiça reconhece o direito do segurado, o INSS acumula 2.800.887 protocolos.

Os números, obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação, foram publicados pelo Jornal O Globo. Os dados mostram, ainda, que a diminuição da fila foi de 3,4%, mas, ao mesmo tempo, novos processos chegam e a quantidade de demandas que chegam ao INSS é cada maior.

O sistema digital do INSS e a deficiência de pessoal fazem com que o segurados e beneficiários esperam mais tempo para receber respostas aos pedidos de auxílios e aposentadorias.