O Governo do Ceará vai realizar, na próxima quinta-feira (19), operação de liberação das águas do Açude Banabuiú para perenização do rio e beneficio do abastecimento humano para 22 comunidades rurais dos municípios de Banabuiú, Jaguaretama e Morada Nova. A vazão a ser liberada foi decidida em reunião de alocação negociada participativa de águas, realizada pela Cogerh com representantes da sociedade civil e de órgãos municipais, estaduais e federais.

Comunidades beneficiadas

Banabuiú
Laranjeiras; Belo Horizonte; São Gonçalo; Penha; Ribeira; Exu; Caraúba-Jurema; Várzea da Esmera; Casinhas e Barra do Sitiá.

Jaguaretama
Toco; Taperinha; Várzea do Meio e Várzea Grande.

Morada Nova
Lagoa Grande; Juazeiro de Cima; Juazeiro de Baixo; Abdias; Conceição; Lacraia; Casa Nova e Felipa de Cima.

Segundo o secretário dos Recursos Hídricos, Robério Monteiro, a operação de liberação vem seguida de uma ação da Cogerh para ajuste das válvulas do Açude. “Essa demanda é antiga e muito solicitada pelas autoridades dos municípios. São muitas comunidades que terão um auxílio na segurança hídrica graças a boa recarga que o Açude Banabuiú garantiu na última quadra chuvosa”.

Serviço

Operação de liberação das águas do Açude Banabuiú para perenização do rio e abastecimento humano para comunidades rurais
Data: 19/10/2023
Horário: 9h
Local: Açude Banabuiú