Famílias e escola com foco na aprendizagem dos alunos. É com este objetivo que a Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Liceu Vila Velha, da rede pública estadual e localizada no bairro que leva o mesmo nome, realiza nesta quinta-feira (30), das 10 às 11h30, um grande encontro com a participação da comunidade local. Além dos pais e responsáveis pelos estudantes, líderes comunitários do bairro e representantes das igrejas católica e evangélica, também estarão presentes.

A ideia é que juntos possam ampliar as oportunidades de aprendizado dos jovens matriculados no Liceu e divulgar as vagas ainda existentes para novos alunos. O encontro também tem a finalidade de apresentar o que a escola, que passou a funcionar em tempo integral neste ano, tem planejado.

Conforme o diretor Ademir Damasceno Júnior, a jornada de ensino prolongada está promovendo uma transformação nas vidas dos jovens da comunidade. “Além das disciplinas do currículo para o Ensino Médio, a escola oferta eletivas, ou seja, escolhidas pelos alunos, como Teatro, Dança, Música, Artes Marciais, Informática Profissionalizante, Laboratórios de Ciências, Reforço em Competência Leitora e Raciocínio Lógico”, enfatiza.

De acordo com os gestores escolares, para que as famílias e a comunidade participem das atividades da escola, é necessário divulgar informações sobre o ensino e a aprendizagem, os objetivos da escola e os projetos em desenvolvimento. Assim, será apresentada a importância dessa parceria e como ela pode acontecer no cotidiano.

Ensino Médio em Tempo Integral

A rede pública estadual cearense conta com 71 Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTIs) em 2017, beneficiando cerca de 15,5 mil alunos. A oferta do ensino integral começa a partir da 1ª série do Ensino Médio e a expansão ocorre gradualmente para as próximas séries. Os estudantes das 2ª e 3ª séries que já frequentavam estas instituições tiveram a matrícula renovada automaticamente na modalidade regular, uma vez confirmado o interesse em continuar na escola.

Cada escola oferta uma jornada de nove horas, garantindo três refeições diárias. O currículo é composto por 30 horas semanais de disciplinas da base comum a todos e 15 horas na parte flexível, sendo que 10 são escolhidas pelos alunos.

Com informação da A.I