Desidratado com a saída de prefeitos e de pré-candidatos a prefeito e a vereador, o PDT deflagra o primeiro movimento para atrair novos filiados com vistas às eleições de 2024. O Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, cumpriu agenda na Capital para marcar a abertura de um novo ciclo da legenda no Ceará.

A capital, Fortaleza, é uma prioridade nacional do PDT nas eleições de 2024 e deve concentrar esforços financeiros e políticos da legenda, segundo Lupi.

“Fortaleza é a mais importante cidade que o PDT administra e vai ser a mais importante que nós vamos apoiar em termos não só de investimentos do Fundo Eleitoral, mas de ‘prestigiamento’ político”, garante o ministro.

A debandada de prefeitos e lideranças municipais emagreceu o partido e o esforço, a seis meses das convenções que irão definir candidaturas, é no sentido de recompor quadros nas cidades do Interior, mas com prioridade voltada à manutenção da Prefeitura de Fortaleza. A filiação de lideranças comunitárias e possíveis novos candidatos a vereador faz parte desse plano.

COM SARTO OU ROBERTO CLÁUDIO

Seja com a candidatura à reeleição do prefeito José Sarto ou mesmo o lançamento do ex-prefeito Roberto Cláudio, o PDT tem como maior prioridade uma vitória na Capital. A prioridade não é apenas local, mas, como bem expôs o Ministro Carlos Lupi, é nacional.

A tarefa, como acontece em qualquer eleição, não é fácil e, no caso de Fortaleza, apresenta componentes ainda mais adversos, especialmente, com o baque enfrentado pelo partido após a crise interna que resultou no desligamento do Presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, e no anúncio de desfiliação de 40 prefeitos, quatro deputados federais e outros 9 deputados estaduais.


GRANDE FORTALEZA

Respaldada pelo ex-presidenciável Ciro Gomes, a filiação do ex-prefeito de Caucaia, Zé Gerardo Arruda, é um dos fatos novos que o PDT cria na Região Metropolitana de Fortaleza. Zé está sendo resgatado de um longo período de ostracismo, chega como pré-candidato a prefeito, tem a sua fatia de votos em Caucaia e ajudar o PDT a ganhar mais densidade na Grande Fortaleza.

MAIS ENTUSIASMO

As lideranças nacionais e estaduais do PDT esperam mais entusiasmo do prefeito José Sarto como principal componente para animar aliados na corrida pela reeleição. O discurso entre os pedetistas é único: Sarto é candidato a um novo mandato.

Os pedetistas querem, porém, muito mais do Chefe do Executivo Municipal: Sarto não pode adotar um cotidiano de ‘altos e baixos’, ou seja, se fazendo presente em alguns eventos, mas ausente em outros, como, por exemplo, inaugurações.

‘’A agenda precisa ser retilínea, permanente, com entusiasmo e alegria para contaminar secretários e dirigentes dos partidos que fazem parte da aliança’’, confessa um pedetista com experiência nos bastidores da Câmara Municipal. ‘’Com entusiasmo, todos se sentirão ainda mais estimulados a abraçar a candidatura à reeleição’’, complementou o pedetista.