Os governadores Elmano de Freitas e Rafael Fontelenes mobilizaram, nesta quarta-feira, em Brasília, deputados federais e senadores do Ceará e do Piauí para avaliar a importância do desenvolvimento econômico dos dois estados a partir da ampliação da Ferrovia Transnordestina até o Porto de Pecém.
Para o deputado federal Eunício Oliveira (MDB), um novo ciclo de desenvolvimento do Nordeste passa pela retomada da Transnordestina, essencial para reduzir custos de transporte da produção dos polos industriais, minerais e do agronegócio, além da geração de empregos e renda.
NOVOS INVESTIMENTOS
O líder do Governo na Câmara, José Guimarães (PT), destacou que a obra está bem estruturada e salientou que é preciso ampliar os recursos financeiros para que, no curto e médio prazo, o projeto seja concluído no trecho do Piauí até o Porto do Pecém. Segundo, ainda, Guimarães, define a transnordestina como uma das prioridades do Governo Lula.
“Nós fizemos a transposição do rio São Francisco, uma obra hídrica de grande impacto, e a decisão do nosso governo é a de que precisamos terminar, nestes próximos quatro anos, a obra da Transnordestina para entregá-la ao povo brasileiro”, observa o parlamentar.
(*) Com informações das Assessorias de Imprensa dos Deputados Eunício Oliveira e José Guimarães