Limite de registro de presença pelo celular é uma das novas regras administrativas na Câmara dos Deputados

Foto: Kayo Magalhaes/Câmara

Nesta segunda-feira (10), foi oficializado pela Câmara dos Deputados, novas regras administrativas que, na prática, limitam o uso do celular por parlamentares para registrar presença e votos. As mudanças já haviam sido acertadas pelo novo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), com os líderes partidários na semana passada. De terça a quinta, a Câmara funcionará em regime presencial para os deputados. Eles só poderão registrar presença utilizando os postos biométricos nos plenários. Às segundas e às sextas, o regime será semipresencial, com registro presencial ou via celular, através do aplicativo Infoleg.

Sessões com regime deferente dos previstos poderão ser convocadas pelo presidente com 24 horas de antecedência. Durante a gestão do ex-presidente Arthur Lira (PP-AL), os deputados puderam, em diversas ocasiões, marcar presença e votar apenas utilizando o celular. Em várias ocasiões, os acordos para votar textos só era alcançado quando vários deputados já tinham viajado para seus estados de origem, dificultando o atingimento do quórum.

Informações – Correio Brasiliense