A insalubridade de áreas da Praia de Iracema, com o acúmulo de lixo, entra na pauta de uma audiência pública convocada pelo Ministério Público Federal do Ceará. A reunião, a ser realizada, no dia 6 de junho, na sede da Procuradoria da República, em Fortaleza, mobilizará autoridades públicas, entidades particulares e representantes de movimentos sociais.
A decisão de promover a audiência pública, de acordo com o Ministério Público Federal, partiu do procurador da República Fernando Antônio Negreiros Lima, que está à frente de um inquérito civil instaurado para apurar irregularidades na coleta de lixo e ineficiência na prestação de serviços públicos pela concessionária.
De acordo com o edital de convocação para o evento, o MPF destaca que a investigação também inclui o possível impacto ambiental do Projeto de Requalificação na Praia de Iracema lançado pela Prefeitura de Fortaleza.
“O objetivo do evento é buscar a aproximação da instituição com a sociedade a fim de garantir a concretização de direitos e a articulação com o poder público para uma melhor prestação de serviços públicos com a compatibilização de meio ambiente com as obras de grande intervenção”, ressalta o procurador.
Na Praia de Iracema está localizada a comunidade do Poço da Draga, que tem mais de 100 anos e enfrenta uma série de problemas sociais e de infraestrutura. A comunidade pode ser impactada pela obra de requalificação que a Prefeitura de Fortaleza pretende realizar no local.
Serviço:
Audiência Pública sobre o projeto de requalificação, paisagismo e urbanização da Praia de Iracema.
Data e hora: 6 de junho, às 14h.
Local: Procuradoria da República no Ceará – Rua João Brígido, 1260, Joaquim Távora – Fortaleza (CE)
Inscrição Prévia: (85) 3266-7340.
(*) Com informações do MPF