O governo do Ceará decidiu, nesta terça-feira (05), tomar medidas mais rigorosas para diminuir a transmissão do coronavírus. Além de prorrogar por mais 15 dias o decreto que impõe regras de isolamento social para todo o estado, a partir de hoje, é obrigatório o uso de máscaras em todos os municípios cearenses.
A partir desta sexta (08), o sistema conhecido como isolamento social rígido, ou lockdown, será implantado na capital cearense. Com isso, bloqueios serão montados em vias públicas, principalmente nas divisas entre os municípios.
As pessoas serão proibidas de circular livremente por locais ou espaços públicos, tais como ruas, praias, praças e calçadões, com exceção das atividades consideradas essenciais, como ir ao mercado comprar alimentos ou itens de primeira necessidade.
O tráfego de veículos particulares só será permitido em casos devidamente justificados, mas para garantir o funcionamento das atividades essenciais, ônibus, táxis, mototáxis e o serviço de transporte por aplicativo circularão normalmente.
O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, resumiu as medidas ao listar os cinco pontos que precisam ser cumpridos a partir da renovação do decreto.
- Restrição à circulação de pessoas e veículos automotivos em vias públicas e espaços públicos. Haverá mais rigor com pessoas que integram os grupos de risco;
- Proibição, especialmente em comunidades, do funcionamento de qualquer atividade formal ou informal que não seja essencial e que venha a aglomerar pessoas;
- Novo conjunto de regras de funcionamento para as atividades consideradas essenciais. Supermercados, farmácias e demais estabelecimentos essenciais, entretanto, continuarão a operar normalmente;
- Controle na circulação do trânsito, na entrada e na saída de Fortaleza. As ações de fiscalização serão realizadas por órgãos municipais e estaduais tais como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, AMC, Detran Guarda Municipal e Agefis;
- Obrigação do uso de máscaras, por vias e espaços públicos, inclusive dentro de carros, transporte público, etc.
Roberto Cláudio também participou do anúncio e informou que a capital terá um decreto específico com regras mais rígidas, principalmente quanto à circulação de pessoas e veículos pelos espaços públicos. O decreto de Fortaleza valerá a partir da próxima sexta-feira (8), para que haja a preparação para seu cumprimento.
Além do Ceará, 17 estados e o Distrito Federal anunciaram nesta semana a ampliação do isolamento social no mês de maio com o objetivo de conter o avanço do coronavírus. Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Pará, Paraíba , Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia , Santa Catarina, São Paulo, Piauí e Sergipe também estenderam as restrições de acesso a escolas, comércio e outros locais públicos.