Os restaurantes de rua no Ceará podem continuar operando na modalidade drive-thru, conforme entendimento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no Ceará. De acordo com a entidade, a liberação para a prática – no caso de serviços essenciais – está prevista no Decreto Estadual 33.521, que não foi revogado. Portanto, as empresas do segmento podem continuar com o sistema.
“Entendemos que o drive-thru por meio de restaurantes continua sendo permitido, mesmo após os decretos estaduais 33.574 e 33.575 e Decreto Municipal 14.663. Ressaltamos que o Ministério Público Estadual do Ceará (MPCE) exarou o mesmo entendimento, conforme página 04 do informativo editado pelo mesmo tratando a respeito dos Decretos Estaduais e Municipal publicados no dia 5 de maio”, diz a entidade.
O presidente da Abrasel-CE, Rodolphe Trindade, avalia que o decreto em si está claro, “mas foi mal-comunicado“. “(Além do drive-thru), outras coisas não ficaram claras e foram mal-comunicadas ou não foram definidas. As pessoas (que trabalham em serviços essenciais) não podem ter dúvidas, não podem sair de casa com receio, achando que vão ser presas”, avalia. A informação de que haveria o endurecimento das regras de isolamento social provocou dúvidas entre os empresários do setor.
Assim como outros representantes de entidades do setor produtivo, ele integra grupo de trabalho do governo estadual para discutir o retorno das atividades. “Dentro do grupo a gente sempre pediu para que o setor produtivo participasse, não pressionando o governo, mas para ver os decretos e fazer tudo de comum acordo, conversando com a sociedade, falando a mesma linguagem do governo estadual. Nós ficamos sabendo do decreto da mesma forma que as outras pessoas ficaram sabendo”, pontuou.