A polêmica com a ausência do prefeito de Limoeiro do Norte, José Maria Lucena, e a incerteza sobre os rumos administrativos do Município marcam o cotidiano de moradores da cidade que ficam na expectativa se as ações e os projetos de responsabilidade da Prefeitura serão executados com normalidade. A novela tem mais um capítulo desde o afastamento de Zé Maria do cargo para tratamento de saúde.
As críticas e as cobranças que chegaram ao Ministério Público Estadual para o prefeito justificar a longa ausência foram intensificadas desde meados do segundo semestre de 2022 e ganharam corpo no início deste ano. Opositores acusam o grupo do prefeito de criar embaraços e impedir que a vive Dilmara Amaral assuma o comando político e administrativo do Município.
Em janeiro de 2023, o site cearaagora registrou que José Maria estava internado em um hospital de Fortaleza para tratamento de saúde e a assessoria de imprensa da Prefeitura de Limoeiro do Norte chegou a contestar a informação, mas silenciou ao ser cobrada a apresentar imagens do prefeito despachando no gabinete.
DESDOBRAMENTO
Como desdobramento da polêmica, o Ministério Público Estadual expediu, nessa quarta-feira (9), ofício, assinado pelo promotor de Justiça Felipe Carvalho de Aguiar, convocando José Maria para uma audiência presencial no dia 4 de setembro de 2023, às 14 horas, para o gestor esclarecer sobre a sua ausência do Município e exercício de suas funções.
A convocação foi feita após o prefeito não comparecer a uma audiência que estava marcada para o último 8 de agosto alegando problemas de saúde. O prefeito José Maria, que tem 78 anos de idade, faz tratamento de hemodiálise e é portador, de acordo com laudo enviado ao Ministério Público Estadual pelo médico que o acompanha, de “doença renal crônica estágio 5 em hemodiálise”.
Segundo, ainda, o documento do médico, o prefeito realiza hemodiálise às terças, quintas e sábados semanalmente. Diante dessa situação, os advogados pediram que a audiência fosse marcada para uma segunda-feira e, nesse caso, por decisão do MPE, para o dia 4 de setembro.
LEIA MAIS