Perto de completar os primeiros 100 dias de governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua em lua de mel com a população. Uma pesquisa do Ipec, divulgada, nesse domingo, mostra que, para 41% dos brasileiros, o governo tem avaliação boa ou ótima, enquanto, para 24% dos entrevistados, a gestão petista é ruim ou péssima.
Uma leitura sobre o mesmo período de avaliação do antecessor Jair Bolsonaro mostra que o quadro de popularidade atual é mais favorável ao Governo Lula. De acordo com os números do próprio Ipec, no mês de março de 2019, o governo do então presidente Bolsonaro era avaliado positivamente por 34% da população, sete pontos porcentuais a menos do que Lula. Bolsonaro, à época, tinha avaliação negativa de 24%.
PESQUISA
A pesquisa Ipec, com números antecipados pelo Jornal o Globo, ouviu, de forma presencial, no período de 2 a 6 de março, 2 mil pessoas de 16 anos ou mais em 128 municípios do País. A pesquisa tem uma margem de erro de dois pontos porcentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.
FORÇA NO NORDESTE
O resultado das eleições de 2022, quando o líder petista teve uma votação avassaladora na Região Nordeste, indica, também, que a base de sustentação do Governo Lula permanece forte entre os nordestinos. Para 53% dos eleitores do Nordeste, a administração federal é ótima ou boa.
O contraponto à popularidade no Nordeste está no Centro Oeste e no Norte, que tem a força do agronegócio, e onde o presidente Lula apresenta a mais alta avaliação negativa entre as regiões do País: 31% rejeitam o gestão do PT. Entre os eleitores do Sudeste, conforme o levantamento do Ipec, 36% avaliam o Governo como positivo, e outros 26% o definem de forma negativa, ou seja, ruim ou péssimo.
O sentimento de oposição ao atual governo está, também, nos números da pesquisa: entre os eleitores que dizem ter votado no então candidato à reeleição Jair Bolsonaro, 54% reprovam o Governo Lula e 36% o avaliam de forma positiva.
MODA DE GOVERNAR
A lua de mel do Governo petista se confirma ainda com a avaliação sobre o modo do presidente Lula administrar, que tem aprovação de 57%, enquanto, nesse quesito, a rejeição é de 35%. Se comparado o apoio nos segmentos religiosos, o Ipec apurou que, entre os católicos, 45% aprovam o Governo e 21% o desaprovam.
No segmento evangélico, o conceito bom ou ótimo chega a 31%, 32% definem o Governo como regular e outros 32% o classificam como ruim ou péssima. Outro ponto da pesquisa é que, entre os que se declaram evangélicos, 39% dizem confiar no presidente Lula, 58% afirmam que não confiam. Quanto ao aspecto da confiança, independente de religiosidade ou condição social, 53% acreditam e 43% desconfiam do presidente.