A Caixa Econômica vai distribuir, nesta quinta-feira (27), parte do lucro registrado pelo FGTS em 2022 aos trabalhadores. Ao todo, serão distribuídos em 2023 R$ 12,7 bilhões. O valor será dividido entre 82 milhões de trabalhadores, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego. Isso corresponde a 99% do lucro total registrado pelo fundo no ano passado, que foi de R$ 12,8 bilhões.

A medida tem sido adotada pelo conselho ano a ano, e o valor varia conforme o lucro. Os depósitos começam nesta quinta-feira e vão ser feitos até 31 de agosto. Conforme o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, todas as pessoas com contas, ativas ou inativas, vinculadas no FGTS em 2022, com saldo em dezembro, terão direito a receber uma parte do lucro. De acordo com o ministro, são 82 milhões de trabalhadores.

Segundo o Ministério do Trabalho, são 217,6 milhões de contas. Um trabalhador pode ter mais de uma conta vinculada. Segundo o governo federal, o valor é proporcional ao saldo da conta em 31 de dezembro de 2022. Ou seja, o montante a ser recebido varia de pessoa para pessoa.

Segundo o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, a legislação sobre o tema prevê que “parte” do lucro será distribuída e que cabe ao Conselho Curador do FGTS decidir o percentual. No caso de 2023, o conselho decidiu distribuir 99% do lucro.