A deputada federal Luizianne Lins não está de braços cruzados, nem parada à espera de apoio de setores da cúpula do PT à sua pré-candidatura, está em campo, se articula e já conta com o apoio de 19 dos 46 membros do Diretório Municipal. Caberá ao Diretório decidir o nome a ser lançado à Prefeitura de Fortaleza em 2024.


A legislação eleitoral fixou o período de 20 de julho a 5 de agosto para os partidos oficializarem alianças e candidaturas à Câmara Municipal e à Prefeitura. O PT trabalha com essa data, mas é provável que antes desse prazo o nome a ser apresentado na corrida pela sucessão do prefeito José Sarto (PDT) seja anunciado.


EVANDRO NO RETROVISOR

Luizianne sentiu o avanço da pré-candidatura do presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, e, por essa razão, não perde tempo, ocupa espaços e diz, sem meias palavras, que está no jogo. Ela conta com o ‘recall’ das duas administrações que realizou como meio de viabilização de uma candidatura, além adotar o discurso de que é uma militante histórica do Partido dos Trabalhadores.


O discurso de Luizianne se contrapõe a Evandro Leitão, récem-filiado ao PT, que chegou ao partido abençoado pelo presidente Lula após ampla articulação do Ministro da Educação, Camilo Santana, e do Governador Elmano de Freitas que o tem como nome capaz de agregar toda a base partidária aliada ao Palácio da Abolição.

BASE PARTIDÁRIA

Com desenvoltura, Evandro, com o respaldo de Camilo e Elmano, costura apoios dentro e fora do PT e, nessa construção, tem diálogo aberto e permanente com o MDB, Republicanos, PSD, PC do B, PSB, PV, PP e Solidariedade. Diferente de Evandro, Luizianne priorizou os contatos internos e abre a semana com um documento assinado por 19 dos 46 membros do Diretório Municipal que saíram em defesa da sua candidatura à Prefeitura.

+Abaixo, a nota de apoio a Luizianne

NOTA PÚBLICA DE INTEGRANTES DO DIRETÓRIO MUNICIPAL DO PARTIDO DOS
TRABALHADORES DE FORTALEZA


Nós, que fazemos parte do Diretório Municipal do PT de Fortaleza, saudamos todas as pré-candidaturas do PT e afirmamos a defesa do nome da pré-candidata Luizianne Lins. A deputada federal Luizianne participa das batalhas e conquistas do governo Lula no parlamento e nas ruas, com sua experiência como Prefeita de Fortaleza por duas gestões, aparece muito bem colocada nas pesquisas e representa a construção militante histórica do Partido dos Trabalhadores. Queremos deixar nítido que a correlação de forças do Processo de Eleição Direta (PED) do PT em 2019, não corresponde automaticamente ao quadro da disputa interna do PT com relação à tática eleitoral para a eleição municipal para prefeitura de Fortaleza este ano. Nós, que abaixo assinamos este documento, defendemos que o melhor método para essa importante decisão – a escolha da candidatura do nosso partido – seja feita pelos filiados e
pelas filiadas do Partido, respeitando a forma estatutária e regimental do PT

Liliane Araújo – Vice-presidente do PT de Fortaleza
Deodato Ramalho – Segundo vice-presidente do PT de
Fortaleza.
Wladia Fernandes – Sec. executiva municipal de Formação
do PT de Fortaleza
Antônio Carlos de Freitas – Executiva Municipal do PT de Fortaleza
Vaumik Ribeiro da Silva – Executiva Municipal do PT
Eudes Baima – Executiva Municipal do PT de Fortaleza
Paulo Assunção – Executiva Municipal do PT
Mariana Vieira Lacerda – Executiva Municipal do PT
Caio Baima – Diretório Municipal do PT de Fortaleza
Francimarie Teodósio – Diretório Municipal do PT de Fortaleza
Valda da Silva – Diretório Municipal do PT de Fortaleza
Prof. Joatan Freitas – Diretório Municipal do PT de Fortaleza
Mário Magno de Oliveira Sousa – Diretório Municipal do PT de Fortaleza
Liduina Marques Costa – Diretório Municipal do PT de Fortaleza
Roberto Márcio Dutra Gomes – Diretório Municipal do PT de Fortaleza
Mitchelle Benevides Meira – Diretório Municipal do PT de Fortaleza
Simone Chagas Holanda – Diretório Municipal do PT de Fortaleza
Francisca Martir da Silva – Diretório Municipal do PT de Fortaleza
Aila Maria Sousa Marques – Diretório Municipal do PT de Fortaleza