O presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, nesta terça-feira, o apoio do PDT no 2º turno, elogiou o ex-candidato Ciro Gomes e disse que o pedetista vale muito mais do que os 3,6 milhões de votos que recebeu. Lula destacou o papel histórico do PDT e se disse muito grato pelo apoio à sua candidatura.
‘’O PDT não é importante pela quantidade de votos que teve nestas eleições, o PDT é muito importante pela história dele’’, afirmou Lula, ao se reunir, com o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, e agradeceu a chegada do partido de Ciro Gomes ao seu palanque no 2º turno. Ciro disse que acompanhava a decisão do PDT, embora, na mensagem pelas redes sociais, não tenha nominado o líder petista. Lula fez, porém, elogios ao pedetista.
Antes mesmo de encerrado o 1º turno da eleição, Lula afirmara com freqüência que iria procurar as lideranças nacionais do PDT para construir uma ampla aliança no 2º turno. O martelo, para montagem dessa parceria, foi batido ao longo dessa terça-feira quando a Executiva Nacional decidiu, por unanimidade, apoiar a candidatura de Lula.
O PDT apresentou três propostas como condição para endossar a candidatura de Lula: programa de renda mínima, no valor de R$ 1 mil, programa para renegociar dívidas e limpar o nome de pessoas físicas e jurídicas do SPC e Serasa, e o projeto de escola em tempo integral, um exemplo de sucesso na educação do Ceará adotado pelas gestões Camilo Santana e Izolda Cela.