O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a dar recado aos militantes e lideranças do PT que se fecham em copas sem abrir os olhos para a possibilidade de composição de alianças que fortaleçam o bloco partidário sintonizado com o Governo Federal. Ele disse que o PT não pode ser massa de manobra de candidato.

O recado, exposto no ato de filiação da ex-prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, na noite dessa sexta-feira (2), ecoa em direção aos militantes petistas de diferentes partes do Brasil e chega ao Ceará.

Com discurso voltado ao cenário pré-eleitoral das eleições municipais de São Paulo, mas com recado para todo o Brasil, Lula lembrou, ao cobrar que os filiados ampliem o leque de alianças, que a legenda perdeu a disputa municipal em cidades paulistas importantes nos últimos anos.

‘’Tem que avaliar quem tem condições de ganhar. O partido precisa procurar alianças. Trazer gente que não gosta de mim, que eu não conheço’’, apelou Lula, deixando de lado preconceitos, ranços ou restrições para formação de alianças com vista a corrida eleitoral de 2024.

O presidente foi além, citou derrotas em São Paulo, daí defender alianças nas eleições municipais: ‘’’Nós temos que trabalhar lembrando que a gente já governou São Paulo, Guarulhos, Osasco, São Bernardo, Santo André, Diadema, Ribeirão Pires e Mauá. Tudo de uma só vez. A gente governava praticamente 22 milhões de brasileiros aqui. E perdemos quase todas. Hoje temos Mauá e Diadema. O que aconteceu conosco? Onde foi o erro?’’, perguntou Lula diante de um público reflexivo e silencioso.

PRÉ-CANDIDATURAS EM FORTALEZA

O PT de Fortaleza tem, atualmente, cinco pré-candidatos à Prefeitura, mas o nome que surge para atrair mais apoio é do presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão. Estão na condição de pré-candidatos o deputado estadual Guilherme Sampaio, o ex-deputado estadual Artur Bruno, a deputada federal Luizianne Lins, a deputada estadual Larissa Gaspar, além de Evandro Leitão.

Ex-pedetista, Evandro chegou ao PT em dezembro do ano passado e o pouco tempo de filiação deu margem para militantes questionarem um possível erro do partido em apostar em quem não tem história na legenda.

Evandro, com o respaldo do presidente Lula, se filiou ao PT em uma ampla articulação do Ministro da Educação, Camilo Santana, e do Governador Elmano de Freitas.

O maior inconformismo com os movimentos favoráveis a Evandro Leitão é da deputada federal Luizianne Lins que não abre mão da pré-candidatura e se sente no direito de concorrer à Prefeitura da Capital em 2024.

Sintonizado com o presidente Lula, o Ministro Camilo quer um nome que uma toda a base partidária do Palácio da Abolição na disputa pela Prefeitura de Fortaleza. O bloco de aliados é composto pelo PSB, MDB, PC do B, PSB, PSD, PV, PP e Republicanos.

OBSERVÂNCIA DE GÊNERO

Com discurso voltado à militância do PT, o presidente da República defendeu, ainda, que devem entrar na política aqueles que apresentem “qualidades” para disputar um mandato e criticou a observância de gênero e cor como critério principal para o lançamento de candidaturas.

‘’Precisa escolher como candidato a vereador do PT as pessoas que são lideranças reais no movimento social, e não aqueles que querem apenas ser candidatos. “Eu quero me lançar, eu vou me lançar”. “Eu quero me lançar porque eu sou branco. Eu quero me lançar porque eu sou mulher. Eu quero me lançar porque eu sou negro. Eu quero me lançar porque eu sou indígena”. Está errado’’, alertou o líder petista.

Segundo Lula, as pessoas têm que se lançar pelas qualidades delas e disputar as eleições. ‘’Se a gente não fizer isso, a gente não vai crescer’’, ponderou o presidente Lula, que antes de avançar na crítica, disse que o PT não pode ser “massa de manobra” de candidato: ‘’ O partido tem que ter coragem. Não é o deputado federal que indica o candidato a vereador porque quer fazer dobradinha com ele depois. Não é o deputado estadual que indica. É o partido’’..