Os olhares dos bastidores políticos estão voltados para a reunião do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva com a senadora Simone Tebet que podem selar, nesta terça-feira (27), o destino do MDB no Ministério do novo Governo.
As conversas podem incluir o Banco do Nordeste sob o guarda da chuva do Ministério do Planejamento a ser destinado a Simone Tebet. Um dos nomes citados para o comando do MDB é do ex-deputado estadual e atual secretário de Relações Institucionais do Ceará, Nelson Martins. Nelson integra o grupo de Camilo Santana, senado eleito e futuro Ministro da Educação.
As informações de bastidores indicam que, na tentativa de destravar o nó das negociações, lideranças do MDB propuseram à equipe de transição que os fundos regionais do Banco do Brasil e do Nordeste sejam colocados sob o controle da pasta. O controle desses fundos tem, atualmente, o controle de bancos públicos e representam força política na relação com Governos Estaduais e Municipais.
Cotada inicialmente para o Ministério do Desenvolvimento Social, Tebet viu a pasta ficar sob o controle do PT que não abre mão de áreas do Governo que tenham capilaridade social, política e eleitoral. É o caso, por exemplo, do Ministério do Desenvolvimento Social que irá controle do Bolsa Família, onde estão abrigadas 21 milhões de famílias. A pasta ficará com o senador eleito Welington Dias (PI).