O Grande Oriente do Brasil do Estado do Ceará (GOBCE) realizou nesse sábado (17), no Palácio Maçônico Professor Dias da Rocha, sede da Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará (GLMECE), a Solenidade de Posse da sua nova administração. O GOBCE será conduzido pelos próximos dois anos, pelos maçons Leonardo de Almeida Monteiro, como eminente Grão-Mestre Estadual do Grande Oriente do Brasil Ceará e pelo Poderoso Grão-Mestre Estadual Adjunto, Amaury Neves Marinho.


“A realização do evento na sede da GLMECE aproxima e estreita os laços entre as duas potências maçônicas, que para nós, maçons da Grande Loja do Ceará, é motivo de muita alegria e felicidade,” destaca Narciso Dorta, Grão-Mestre da GLMECE.


Conheça o Grande Oriente do Brasil Ceará


O Grande Oriente do Brasil do Ceará é a potência maçônica mais antiga do Estado. Suas primeiras lojas maçônicas foram: a ” Fraternidade Cearense Nº 136 ” fundada em 1º de dezembro de 1859 e a ” Loja Igualdade Nº 405 ” fundada em 27 de junho de 1882. A entidade é federada ao Grande Oriente do Brasil e congrega 24 lojas maçônicas. O primeiro Grão-Mestre foi José Ramos Torres de Melo. A partir do dia 17 de julho de 2021, o Grão Mestrado será exercido por Leonardo de Almeida Monteiro e Amaury Neves Marinho.


Grande Oriente do Brasil


O Grande Oriente do Brasil é a mais antiga Potência Maçônica Brasileira que em 2022 completará 200 anos de fundação, participando ativamente em momentos cruciais da história brasileira, como a abolição da escravatura e a Proclamação da República.

Sobre a Maçonaria


A maçonaria é uma sociedade de caráter universal, cujos membros cultivam os princípios da liberdade, democracia, igualdade, fraternidade e aperfeiçoamento intelectual, sendo uma associação iniciática e filosófica. Os maçons estruturam-se e reúnem-se em células autônomas, designadas por oficinas, ateliês ou, como são mais conhecidas e corretamente designadas, Lojas, “todas iguais em direitos e honras, e independentes entre si.”