Evitar colisões entre carros e trens é o foco da campanha Maio Amarelo do Metrofor, realizada em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran). A campanha ganhará as ruas a partir desta sexta-feira (26), quando terá início série de blitzes educativas em locais estratégicos, alertando motoristas sobre os cuidados necessários ao atravessar as vias férreas.
Todos os dias, nas cidades atendidas pelo Metrofor, os trens que fazem o transporte público atravessam 2.600 vezes os 67 pontos de cruzamento das vias férreas com ruas e avenidas, convivendo com carros, motos, caminhões e outros tipos de veículos rodoviários. Devido ao intenso fluxo, a campanha com o tema “Trem também é trânsito: atenção ao cruzar vias férreas!” busca mostrar que os carros são os mais vulneráveis quando ocorrem colisões com trens, e que cabe aos motoristas evitar acidentes.
Como forma de prender atenção do público, o Metrofor tem mostrado nas redes sociais imagens de colisões entre carros e trens, destacando a gravidade dos danos sofridos pelos veículos rodoviários. As imagens são seguidas de frases que despertam reflexão dos motoristas.
“O tamanho, o peso e a resistência dos materiais de construção dos trens são superiores quando se compara com um veículo rodoviário. Nossa campanha tem a intenção de avisar aos motoristas que é perigoso atravessar vias férreas sem a atenção necessária, pois quando há uma imprudência, os carros são os mais danificados, e as vidas dentro deles são as mais expostas. O objetivo é educar, salvar vidas e evitar prejuízos”, explica o diretor-presidente do Metrofor, Plínio Saboya.
Tráfego intenso de trens
Dos cinco sistemas metroviários operados pelo Metrofor, quatro possuem cruzamentos com ruas e avenidas. Juntas, as linhas Oeste, VLT Parangaba-Mucuripe, VLT de Sobral e VLT do Cariri realizam 195 viagens por dia e possuem 67 cruzamentos, o que resulta em 2.600 travessias diárias nas passagens em nível (PNs).
Todas as PNs administradas pelo Metrofor são sinalizadas para chamar atenção dos motoristas. Diariamente, equipes de manutenção trabalham na checagem e eventuais correções em equipamentos de sinalização das PNs – que geralmente sofrem com ações de vandalismo.
A placa “Pare, Olhe e Escute” é a sinalização mais importante, mas há também cancela, luzes, alertas sonoros e sinalização horizontal. Para reduzir os riscos e gravidade de acidentes, os trens também reduzem a velocidade e buzinam, em cada vez que passam pelos trechos sinalizados.
Em alguns pontos, pessoas não autorizadas tentam abrir cruzamentos irregulares sobre as vias férreas, mas o Metrofor tem atuado para coibir essas ações. Nesses trechos, não há sinalização que garanta a segurança, e por serem passagens clandestinas, a velocidade dos trens não é reduzida. Por isso, as travessias não oficiais são perigosas e precisam ser evitadas.
Na Linha Sul do Metrofor, devido à tecnologia utilizada, tipo de trem, e maior velocidade de tráfego, não existem cruzamentos com ruas e avenidas. Toda extensão da via férrea é segregada por muros e grades, e os cruzamentos foram substituídos por túneis e viadutos.
Agenda
Nesta sexta-feira (26), a blitze educativa será realizada no cruzamento da Linha Parangaba-Mucuripe na Ria Equador, na altura do número 536, no bairro Montese. A programação segue no dia 29, na Av. Coronel Carvalho, esquina com a Av. Tenente Lisboa, e no dia 30 em Sobral, na região Norte do Ceará.
Dia 26/5, às 8h30 – Rua Equador, 536 – Montese
Dia 29/5, às 8h30 – Av. Coronel Carvalho c/ Av. Tenente Lisboa
Dia 30/5, às 8h30 – Av. John Sandford, 77 – Sobral
Legislação
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é obrigatória a parada do veículo rodoviário antes de cruzar a via férrea. Essa parada é destinada à observação do cruzamento. A imprudência pode resultar em multa e acréscimo de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Ainda de acordo com o CTB, os trens possuem prioridade máxima no trânsito, já que são os maiores e mais pesados veículos terrestres, possuindo também as maiores capacidades de transporte. Por serem “fixos” nos trilhos, trens não fazem desvios emergenciais, nem podem dar ré, nem frear em poucos segundos, cabendo aos motoristas rodoviários os cuidados e as ações para evitar colisões.