Fortaleza já tem 59,1% da população coberta com pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19, o que representa 1.563.480 de vacinados, conforme atualização da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), apresentada nesta sexta-feira (13). Desse número, 649.937 receberam segunda dose. Enquanto 26.629 tomaram dose única. As duas categorias simbolizam 25,5% da população fortalezense.
Somente nesta sexta-feira (13), a SMS tem mais de 29 mil agendamentos para primeira e segunda doses da vacina. Para consultar a data, a população pode acessar as listas publicadas no site Coronavírus Fortaleza, no canal Vacine Já ou no aplicativo Mais Saúde Fortaleza.
As listas com agendados para o fim de semana também já está disponível. No sábado (14), a secretaria espera receber 33 mil pessoas. No domingo, 12 mil estão previstas.
Primeira dose
Quem perdeu o agendamento da primeira dose terá chance de tomar a vacina nos seguintes casos: estava doente de Covid-19 na data, realizou viagem a trabalho ou cumpria intervalo de 14 dias entre vacinas.
Para receber a dose será necessário apresentar o comprovante de uma das situações citadas.
Nesta sexta-feira (13), a primeira dose está sendo aplicada no Centro de Eventos e nos shoppings RioMar Papicu e Iguatemi, informou a secretária da Saúde, Ana Estela Leite.
Segunda dose
Quem perdeu agendamento da D2 ou está na data limite, aquela escrita em lápis no cartão de vacinação, também pode procurar atendimento para a vacinação nesta sexta-feira.
No Centro de Eventos, a SMS disponibiliza as três marcas da vacina (AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer), nos Cucas, a população encontra a CoronaVac, enquanto nos postos de saúde estão disponíveis vacinas da AstraZeneca.
Vacinação de rotina
A secretária da Saúde reforçou a importância das vacinas de rotina disponíveis no Município. Além do imunobiológico contra a Covid-19, a SMS possui outras 16 vacinas do calendário vacinal. Elas podem ser encontradas nos 116 postos de saúde da Capital durante a semana, e, aos fins de semana, no posto de saúde Paulo Marcelo, no Centro, e no Posto Messejana, no bairro homônimo.