A Pesquisa de Endividamento do Consumidor mostrou que 51,3% da população de Fortaleza possui algum tipo de dívida neste mês de setembro. Além disso, 7,4% dos consumidores da capital estão inadimplentes, ou seja, com contas atrasadas. O levantamento foi divulgado pela Federação do Comércio do Ceará (Fecomércio).

De acordo com o levantamento, o valor médio das dívidas é estimado em R$ 1.506, com prazo médio de oito meses.

Houve uma redução de 1,5% na taxa de inadimplência potencial, saindo de 8,9%, em agosto, para 7,4% em setembro. Já a proporção de consumidores com contas ou dívidas em atraso subiu 1,4%, chegando a 19,6% neste mês.

Conforme a pesquisa, o consumidor endividado é aquele que tem alguma conta em aberto, mesmo que não esteja atrasada. No entanto, aquele que tem uma dívida e não consegue realizar o pagamento em um prazo de 90 dias é considerado inadimplente.

Perfil do endividado

O maior percentual de endividados é de mulheres; 21,1% das entrevistadas afirmaram possuir contas em atraso. Um total de 25,6% consumidores tem entre 25 e 34 anos de idade. O consumidor que tem renda familiar abaixo de cinco salários mínimos é o grupo com mais dívidas (20,4%).

A principal justificativa para o não pagamento das dívidas é o desequilíbrio financeiro. Cerca de 64% das pessoas falaram que gastam mais do que recebem.

O segundo motivo mais citado é o adiamento por conta do uso dos recursos em outras finalidades, com 30,3%, seguido da contestação das dívidas, 14,1%.

A Pesquisa de Endividamento também mostrou que 78,5% dos consumidores de Fortaleza afirmaram que fazem orçamento mensal e acompanhamento dos seus gastos. Dos entrevistados, 12,1% relataram que fazem orçamento dos rendimentos, mas sem controle eficaz dos gastos e 9,4% informaram não possuir orçamento e tampouco controle dos gastos.

Como é feita a pesquisa

  • A pesquida da Fecomércio é realizada mensalmente
  • Tem como objetivo indicar a capacidade de endividamento do consumidor de Fortaleza.
  • Cerca de mil consumidores da Região Metropolitana de Fortaleza são entrevistados.
  • São analisadas a taxa de consumidores com contas ou dívidas em atrasos, taxa de comprometimento da renda do consumidor, taxa de inadimplência em potencial e planejamento financeiro e orçamento familiar.

 

Com informação do G1