Durante o ano de 2023, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) intensificou o combate ao tráfico de animais silvestres que resultou no resgate de 1.119 animais. As apreensões se deram a partir de ações realizadas pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), unidade especializada da PCCE que é vinculada ao Departamento de Polícia Judiciária Especializada (DPJE), e pela Polícia Militar do Ceará (PMCE). Os animais resgatados foram encaminhados ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetas), onde ficaram em quarentena e, após serem avaliadas por biólogos, foram devolvidos à natureza.
De acordo com levantamento da DPMA, no ano passado, a delegacia especializada realizou 24 prisões, bem como, foram lavrados 96 Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCOs) em desfavor de suspeitos investigados por crimes ambientais e com ligação com o tráfico de animais silvestres. Além das capturas, foram instaurados 109 inquéritos policiais. Ainda durante as ações em 2023, foram apreendidos nove veículos e 17 celulares.
Operação “Fauna Livre”
Durante o ano de 2023, a DPMA realizou seis fases da operação “Fauna Livre” – da 3º a 8º fase – o que resultou no cumprimento de 40 mandados de busca e apreensão e sete de prisões preventiva e temporária, além de prisão em flagrante. As ações realizadas durante as operações de 2023 resultaram no resgate de 315 animais na Capital e na Região Metropolitana de Fortaleza.