Cerca de 101.429 contribuintes recebem, nesta quarta-feira (30) o pagamento da restituição do Imposto de Renda. Segundo a Receita Federal, o valor total de pagamentos será de mais de RS 164,6 milhões. Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet (www.gov.br/receitafederal), clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.
A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC. Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.
A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que possíbilita consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
Imposto de renda
A Receita Federal recebeu 728.136 documentos em todo Ceará. O número supera a expectativa que era de 711 mil declarações. Em todo país, 32.420.461 brasileiros já prestaram contas com o Leão. Neste ano teve uma novidade: quem recebeu o auxílio emergencial e teve outros rendimentos tributáveis, no ano passado, em valor anual superior a R$ 22.847,76 também precisou declarar. Os trabalhadores que receberam complementação do governo por meio do programa de preservação de empregos (BEm), para redução de salário ou suspensão de contrato de trabalho, também devem declarar os rendimentos.
Já quem recebeu o auxílio emergencial em algum momento de 2020 sem que se enquadrassem nos critérios estabelecidos para receber o benefício teve que devolver o dinheiro. Ao todo, cerca de 3 milhões de contribuintes, de um total de 68 milhões de brasileiros que receberam o benefício, tiveram que ressarcir os cofres públicos, segundo informações da Receita Federal. No Ceará, 88.546 contribuintes cearenses devem devolver o benefício recebido indevidamente.
Restituição
O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 (um) ano no Banco. Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores.
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.