A presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Rita Serrano, afirmou nesta terça-feira (7) que os beneficiários de programas sociais, como o Bolsa Família, receberão cartões de débito e passarão a operar contas-poupança para receber as parcelas. O objetivo, segundo ela, é incentivar a inclusão financeira e diminuir as filas nas agências. No Ceará, 1,5 milhão de pessoas que fazem parte do programa devem fazer parte dessa novidade.

“Será aberta uma poupança, vamos incentivar a poupança e a inclusão financeira. Não vão precisar enfrentar a fila das agências”, declarou Maria Rita em evento em Brasília.

Segundo a presidente da Caixa, a distribuição dos novos cartões será feita “aos poucos”. Ela também informou que alguns setores da sociedade, como beneficiários do seguro-defeso e os povos originários, já estão recebendo esses cartões de débito. A presidente da Caixa, no entanto, não detalhou qual será a diferença do novo sistema para a atual Conta Poupança Social Digital – criada para o Auxílio Emergencial e, depois, usada para as parcelas do Auxílio Brasil e do Bolsa Família.

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, afirmou que o novo formato tem potencial para ajudar populações como indígenas que recebem benefícios – e, muitas vezes, percorrem longas distâncias para chegar a uma agência bancária.

“O cartão, além de ser para saque, passa a ser de débito, pagamento, isso facilita a condição. E da parte dos ministérios, uma regra de quebra dos cronogramas. Muitas vezes, os indígenas onde vão levam a família inteira e ficam dias esperando o pagamento. Agora teremos a antecipação dos recursos para pagar naquele dia toda a demanda nas unidades”, afirmou.

Pagamento Bolsa Família

O calendário de repasses do programa de transferência de renda tem início na próxima semana, a partir do dia 18. Os pagamentos são feitos de maneira escalonada. Os primeiros a receber são os beneficiários com Número de Identificação Social (NIS) de final 1. O cronograma segue até 31 de janeiro, para os contemplados com NIS final zero. Lembrando que os usuários não precisam trocar ou atualizar cartões. Os mesmos cartões do Auxílio Brasil seguem válidos para saques e movimentações.

+Veja o calendário de pagamento:

O Governo Federal trabalha agora para viabilizar o novo Bolsa Família, que incluirá, dentre outras iniciativas, o pagamento de R$ 150 a mais por criança de zero a seis anos de idade em cada família. Para, isso, a gestão do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) realiza, em parceria com estados e municípios, uma atualização do Cadastro Único de programas sociais do Governo Federal e um trabalho de busca ativa por beneficiários que ainda não estão na lista. A intenção é garantir que o CadÚnico espelhe da forma mais precisa o universo de pessoas em situação de vulnerabilidade no país.