Quatro motoristas foram multados, a cada minuto, por excesso de velocidade nas rodovias federais brasileiras durante o primeiro trimestre deste ano. Segundo balanço da Polícia Rodoviária Federal, foram emitidas 501.453 autuações entre janeiro e março de 2023, uma alta de 45% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O excesso de velocidade é a quarta maior causa de acidentes de trânsito, resultando em 11 sinistros diários. Durante o período de janeiro a março, foram registradas 986 ocorrências, colocando o excesso de velocidade logo após a falta de atenção dos motoristas como principal fator de incidentes no trânsito.

O levantamento da PRF contempla as autuações por radares móveis e fixos. Depois da polêmica envolvendo a suspensão das fiscalizações com radares móveis no governo anterior, o número de fiscalizações com esse tipo de equipamento cresceu 30,5% nos três primeiros meses deste ano, quando foram realizadas 6.266 fiscalizações.

Neste período, o tempo de operação dos radares móveis chegou a 12.200 horas, uma alta de 35,7% em relação ao mesmo período do ano anterior.