Alunos da 2ª série do Ensino Médio da rede Estadual em Independência receberam, nesta quinta-feira (12), 246 tablets para o aprimoramento dos estudos. Durante a solenidade, comandada pelo governador Elmano de Freitas, também foi assinada a ordem de serviço para a construção da estrada que liga a sede do município ao distrito de Vila da Cachoeira do Fogo. O investimento nas duas iniciativas é de mais de R$ 23 milhões.
“Essa estrada é o sonho de 50 anos desse povo. Meu pai me ensinou muita coisa e e sempre disse que um homem ou uma mulher para ser uma pessoa séria precisa ter palavra. Em setembro de 2024, nós falamos que faríamos essa estrada e aqui estamos. Quero também parabenizar o nosso prefeito por todo compromisso em realizar o sonho do povo dele”, destacou o governador Elmano de Freitas.
O trecho a ser pavimentado da Rodovia CE-176 tem 20,9 km de extensão e começa no entroncamento com a BR-226 . A obra será executada pela Superintendência de Obras Públicas (SOP). Serão realizados serviços de terraplanagem; pavimentação; revestimento asfáltico; instalação de bueiros; drenagem; sinalização (horizontal e vertical); e proteção ambiental.
Gerente operacional da SOP na região, Diego Torres falou sobre as melhorias que a nova estrada de Independência irá trazer para o município e suas cercanias. “Com esse trecho, teremos um novo acesso até o distrito de Cachoeira do Fogo e também uma nova ligação entre Independência e Tauá. A estrada será importante também para o escoamento da produção dos agricultores locais, assim como o acesso de outros serviços”, comentou.
Prefeito de Independência, William Vieira, exaltou o tamanho da chegada da nova estrada de Independência, agradecendo todo apoio do Governo do Estado. “Hoje é um dia de muita gratidão. Gratidão ao nosso povo, ao nosso governador pela realização de um sonho que é essa nova estrada. Um trecho que sem dúvidas vai trazer muito desenvolvimento e história para a nossa cidade. O que o senhor, governador, tem feito por nossa cidade é algo que jamais a gente pensou que poderia ter acontecido. Essa é a maior obra estruturante da história de Independência”, disse.
Mais educação
Os novos 246 tablets para os estudantes de Independência irão beneficiar alunos de três escolas do município. Em 2025, o governador Elmano de Freitas entregou outros 637 aparelhos para os estudantes da cidade. Ao todo, o aporte estadual supera R$ 389 mil.
Secretária da Educação, Eliana Estrela agradeceu o governador Elmano de Freitas por todo apoio para o desenvolvimento da educação cearense. “Gostaria de agradecer ao nosso governador Elmano, que investe cada vez mais na educação, pela valorização aos nossos profissionais e pelo olhar especial para os nossos estudantes, a nossa juventude. Esse é um momento importante e quero dizer para os nossos jovens que esse não é só mais um equipamento, mas também uma oportunidade. Então agarrem essa oportunidade. Vocês tem toda a condição de aprender cada vez mais para construir o conhecimento de vocês”, afirmou.
Independência faz parte da Crede 8. Somente em 2026, mais de 9.500 tablets foram distribuídos entre os municípios da região.
Os outros beneficiados são eles: Palhano, Tejuçuoca, Missão Velha, Horizonte, Pacajus, Chorozinho, Ipu, Croatá, Ubajara, Bela Cruz, Jijoca, Pindoretama, Jardim; Farias Brito; Arneiroz e Aiuaba.
Mais investimentos
Ainda em Independência, outras obras do Governo do Ceará seguem em execução. Passagens molhadas estão sendo viabilizadas, por meio da SOP, com investimento de R$ 2,6 milhões. As localidades beneficiadas são Remédio, Soares, Uruguai, Xique Xique, Mulungu, Várzea Grande e Pedra D’água.
O Programa Sinalize, por sua vez, também está presente no município com a oferta de 20 mil m2, um investimento de R$ 1,2 milhões do Governo do Ceará.
Com informações do Governo do Estado do Ceará
