A Prefeitura de Fortaleza atualizou, nesta quinta-feira (15), o balanço da campanha de vacinação contra a Covid-19 na Capital. Até o momento, 360.984 pessoas receberam a primeira dose dos imunobiológicos disponíveis. Destas, 133.243 já receberam o reforço assegurado pela segunda dose, administrada dentro do prazo adequado.

Ao longo de todo o dia, oito centros de vacinação distribuídos pelo Município permanecem em operação para acolher idosos acima de 61 anos agendados pela Prefeitura após cadastro na plataforma Saúde Digital.

“Além das primeiras doses, estamos operacionalizando as segundas doses tanto em idosos quanto em trabalhadores da saúde”, informou a secretária-adjunta da Saúde de Fortaleza, Aline Gouveia, em transmissão ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura.

Além disso, o Município continua com a vacinação domiciliar daqueles cadastrados para a modalidade.

Chamada para a administração de segundas doses

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reitera a importância da administração da segunda dose da vacina contra o novo coronavírus, cuja data de aplicação depende da característica do imunobiológico.

“As pessoas contempladas com a CoronaVac estão recebendo, também mediante agendamento, o reforço dentro de um prazo de 14 a 28 dias. Já a segunda dose AstraZeneca deve ser aplicada após quatro a 12 semanas. Essa é a margem de tempo segura para a eficácia do reforço”, detalha.

Vacinação x imunização

Ao elucidar dúvidas frequentes da população, a secretária-adjunta da SMS esclareceu a diferença entre vacinação e imunização.

“Vacinar é o ato de inocular o produto no nosso corpo. Por outro lado, a gente tenta garantir a imunização ao completar o esquema vacinal, ou seja, após a administração da segunda dose. Para assegurar o efeito da vacina, para que não adoeça ou não desenvolva formas graves da doença, é fundamental que, ao ser convocada para a segunda dose, a pessoa compareça ao local de agendamento”, alertou.

Campanha nacional de vacinação contra a gripe

Paralelamente, o Município está executando a campanha de imunização contra a gripe. A primeira fase ocorre nos 116 postos de saúde da Capital, contemplando crianças acima de 6 meses e abaixo de 6 anos de idade, gestantes e puérperas. Os trabalhadores da área da saúde da rede hospitalar, também incluídos na etapa vigente, serão exclusivamente contemplados nos hospitais em que atuam.

“Esta vacina é de extrema importância e atua contra a H1N1, H3N2 e o vírus influenza B, sobretudo, neste período de quadra chuvosa em que a circulação de cepas se torna mais frequente”, orientou.

Medidas sanitárias

A Prefeitura de Fortaleza esclarece, ainda, que o cumprimento das orientações sanitárias previstas em decreto segue executando importante papel no controle da pandemia e na redução da circulação de outras cepas.

“Precisamos manter o distanciamento social, o uso correto de máscaras de proteção e a higienização adequada das mãos. Isso, junto com a vacinação, reduz significativamente o risco de contaminação e auxilia o enfrentamento deste momento ainda tão delicado no mundo inteiro”, concluiu.

(*) Com informações da Prefeitura de Fortaleza