Mais de 570 prováveis casos de dengue foram registrados em Fortaleza neste ano; no Ceará, cerca de 4.699 pessoas foram afetadas

Foto: Reprodução

Casos de pessoas com sintomas da dengue tem assustado a população de Fortaleza neste ano. De acordo com o Ministério da Saúde, Fortaleza contabilizou 578 casos prováveis de dengue neste ano. Apesar do número expressivo de registros, até o momento não houve confirmação de óbitos causados pela doença na capital cearense em 2025.

Diante do cenário, a recomendação é que toda a população de Fortaleza e dos municípios da Região Metropolitana reforce os cuidados para evitar focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. Também é fundamental redobrar a atenção aos sinais e sintomas da enfermidade.

Entre as principais ações de prevenção estão a cobertura de lixo, o abastecimento adequado de água e as visitas domiciliares dos agentes de saúde. Além disso, cada cidadão deve reservar pelo menos dez minutos semanais para inspecionar seu ambiente doméstico e de trabalho, eliminando possíveis criadouros do mosquito.

Casos no Ceará

Somente no Ceará, até o momento, foram registrados 4.699 casos prováveis da doença. Nenhuma morte foi confirmada, mas dois óbitos estão sendo investigados. Em Fortaleza, os postos de saúde oferecem gratuitamente a vacina contra a dengue para o público-alvo.

O esquema vacinal é composto por duas doses (D1 e D2), com intervalo de três meses entre elas, permitindo que o sistema imunológico se fortaleça progressivamente contra os diferentes sorotipos do vírus.