Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

As eleições municipais deste ano, previstas para ocorrer no dia 15 de novembro, movimentam os bastidores políticos e os cearenses estão demonstrando interesse. O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará já convocou os 75.092 mesários que atuarão no pleito. Desse total, 71,2% são mesários voluntários que darão suporte nas seções eleitorais do estado durante o pleito. Na capital, o percentual de eleitores voluntários que servirão à Justiça Eleitoral é de 80,46%. Mesmo em período de pandemia, o Tribunal registrou um crescente interesse de pessoas que querem participar deste momento tão importante para a democracia.

O percentual de mesários para estas eleições teve um acréscimo de 8,87% em relação às Eleições 2018, e de 11,04%, em relação ao pleito de 2016, no estado do Ceará. Em Fortaleza, o aumento foi de 13,29% em relação ao último pleito eleitoral, e de 22,5%, comparando-se ao percentual das Eleições 2016.

Para garantir a segurança dos mesários, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem trabalhado em conjunto com médicos e especialistas, a fim de definir os protocolos e equipamentos de proteção individual que serão disponibilizados no dia da votação.

Cada mesário terá à sua disposição, por exemplo, máscaras em três camadas de tecido, álcool em gel para as mãos e desinfetante para o ambiente da seção eleitoral, que será demarcada para garantir o distanciamento social. Além disso, com a finalidade de eliminar o risco de aglomerações, o treinamento dos mesários vem acontecendo de forma on-line, por meio de uma plataforma EaD, disponibilizada pelo TSE, ou pelo aplicativo Mesários.

(*) Com informações do TRE