Durante o Carnaval, a cidade de Fortaleza ganha vida com a energia contagiante da folia, mas também com a movimentação dos vendedores ambulantes que garantem o abastecimento dos foliões.

Para incentivar a geração de emprego e renda, a Prefeitura de Fortaleza deu permissão a 1.210 vendedores ambulantes, que irão trabalhar com o comércio de alimentos, bebidas e adereços nos polos de Carnaval.

Desde o Aterrinho da Praia de Iracema até o Mercado dos Pinhões e o Passeio Público, esses vendedores ambulantes são parte essencial da celebração, tornando o Carnaval de Fortaleza ainda mais vibrante e inclusivo.

No Aterrinho, Gleiciane Lessa Bezerra compartilhou que este é seu segundo ano com permissão para trabalhar no Carnaval, mas é a primeira vez que participa do Carnaval de Fortaleza. Ela relatou ter obtido sua autorização através do sorteio da Regional 2 e está oferecendo uma variedade de bebidas, como caipirinha, cerveja, refrigerante e água.

“Dá para perceber que há muitos turistas este ano, pois no ano passado eu não trabalhei aqui. Eu estava em Aracati, mas este ano decidi vir para cá, então desde o Pré-Carnaval tem sido ótimo, não é? Muitos turistas, estou tranquila desde o Pré-Carnaval, e as vendas têm sido muito boas para todos nós. Acredito que todos estejam vendendo bem por causa dos turistas”, concluiu.

O vendedor Tiago da Silva é um dos permissionários na praia e já trabalha no Aterro há dois anos. Durante os dias de festa, os permissionários recebem automaticamente autorização para trabalhar no local.

Sobre o movimento durante o Carnaval, Silva relatou que está sendo excelente, com um aumento de 70% nas vendas, garantindo uma renda extra significativa neste período festivo. O vendedor foi autorizado a comercializar drinks e bebidas.

“Está sendo ótimo mesmo, graças a Deus. A cada ano, vemos uma melhoria constante. No ano passado, foi bom, mas este ano está ainda melhor. Comparando com os dias normais, estou tendo um aumento de 70% nas vendas, e acredito que poderia ter sido ainda mais, não fosse pela chuva nos primeiros dias. Estou animado com os shows da Solange Almeida e Maria Rita, e espero impulsionar ainda mais as vendas”, finalizou.

Na Regional 2, 560 ambulantes estão autorizados para atuar nos polos Mocinha e Aterrinho da Praia de Iracema. Na Regional 3, as festividades acontecem no Parque Rachel de Queiroz com 387 comerciantes que já têm permissão para trabalharem no local.

Na Regional 4, 159 comerciantes foram contemplados com a permissão para atuar nos eventos que acontecem na Praça João Gentil e na Avenida Domingos Olímpio. No polo do Mercado da Aerolândia, a Regional 6 disponibilizou 10 vagas para os comerciantes interessados. E a Regional 12 autorizou 94 ambulantes para trabalhar nos polos Mercado dos Pinhões e Passeio Público.