Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Vários voluntários atuaram na retirada de óleo de três praias de Icapuí desde a última segunda-feira (21). De acordo com a  Secretaria do Meio Ambiente (Sema) do estado, já foram retirados cerca de 800 Kg da substância. Na última segunda-feira (21,) o Instituto Municipal de Fiscalização e Licenciamento Ambiental (Imfla) confirmou a presença da mancha de petróleo cru em três praias da região: praia Redonda, Ponta Grossa e Barreiras. A substância atinge o litoral cearense há mais de 50 dias.

O alerta agora é para que o material seja recolhido antes que os animais se alimentam do óleo e acabem morrendo. Por meio de nota, a Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema) informou que foi realizada uma reunião emergencial entre a Marinha, o Ibama, a Sema e a Semace na tarde de terça-feira (22), na Capitania dos Portos, para tentar solucionar o problema

“A reunião do Grupo de Trabalho de combate à mancha de óleo no litoral cearense prevista para esta terça-feira (22/10), às 14h, na sede da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA), foi cancelada. Houve suspeita de uma mancha de maiores proporções detectada no sobrevoo que ocorreu hoje pela manhã, o que não se confirmou. No monitoramento terrestre feito pela SEMA nas unidades de conservação estaduais, também não houve registros”, diz a nota.

Além disso, a nota diz que uma nova ocorrência foi revistada na praia de Barreiras e que foram recolhidos 800kg de óleo e areia e que a limpeza foi realizada por 60 militares da Marinha com o apoio de voluntários.

Estamos fiscalizando das áreas constantemente, de forma a planejar ações de contenção ou limpeza, explicou Artur Bruno, secretário de Meio Ambiente do Estado.

Diversas manchas de óleo têm aparecido em praias do Nordeste desde o fim de agosto e início de setembro. Segundo o mais recente balanço do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), divulgado nessa segunda (21), o óleo já atingiu 200 localidades em nove estados da região. Em Fortaleza, os municípios de Beberibe, Aquiraz, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Fortim, Paraipaba, Aracati, Cascavel e agora Icapuí registraram manchas nas praias.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp