A situação das praias cearenses preocupa cada vez mais banhistas e autoridades. Dessa vez, a região de Icapuí, no extremo Leste do Ceará, registrou a presença do material no litoral do município. Nesta terça-feira (22), mais duas praias do município foram afetadas pelas manchas: a praia de Ponta Grossa e a praia Redonda.

Para ajudar na limpeza das praias, pescadores se uniram e percorreram o litoral de Icapuí em busca de mais registros das manchas, que também foram vistas a seis quilômetros no mar, segundo o Instituto Municipal de Fiscalização e Licenciamento Ambiental (Imfla).

Nessa segunda(21), as manchas haviam atingido pela primeira vez a praia de Barreiras, também na cidade de Icapuí. De acordo com os moradores locais, a preocupação é de que as manchas afetem os negócios na cidade.

O material atinge todo o o Nordeste brasileiro, e no Ceará, pelo menos outras 12 praias foram afetadas pelas manchas de óleo e pelo menos 16 animais foram achados sujos, entre aves, tartarugas e um golfinho.

As manchas já atingiram 200 localidades em 78 municípios de 9 estados desde o início de setembro.