O Ministério da Saúde (MS) abriu inscrições para a nova etapa do Programa Mais Médicos, que prioriza municípios com altos índices de vulnerabilidade social. Os candidatos podem se inscrever entre os dias 27 e 29 de maio, pela internet.
Ao todo, são 245 vagas em 105 municípios do Ceará. Os médicos participantes recebem bolsa-formação mensal de R$ 11.865,60. Em todo o país, são cerca de 2 mil vagas.
Os profissionais devem atender as populações de áreas historicamente com maiores dificuldades de acesso,como as ribeirinhas, fluviais, quilombolas e indígenas, além das que dependem do atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Os médicos devem começar a atuar na Atenção Primária desses municípios a partir de junho.
Segundo o Ministério da Saúde (MS), a prioridade é para participação de médicos formados e habilitados com registro em qualquer Conselho Regional de Medicina do Brasil. Também vão ser levados em conta critérios de classificação como títulos de especialista ou residência médica em medicina da família e comunidade.
Entre os municípios cearenses que receberão o programa, Sobral terá 12 vagas, Pentecoste conta com 11 vagas, e Maranguape, Santana do Acaraú e Novo Oriente com 5 vagas cada.