O PSB cria um dos fatos políticos mais importantes da pré-campanha eleitoral de 2022 ao receber, nesta terça-feira (22), em Brasília, a filiação do Governador do Maranhão, Flávio Dino, e do deputado federal Marcelo Freixo, do Rio de Janeiro. Dino troca o PC do B pelo PSB e entra na corrida ao Senado, enquanto Freixo deixa o PSOL e abre caminhos para tentar viabilizar uma candidatura ao Governo do Rio de Janeiro.

O mesmo destino partidário não é o único ponto que une Dino e Freixo. Há, entre ambos, outro elo: o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é um dos articuladores do fortalecimento do PSB. Com Dino e Freixo, cresce no PSB o grupo de lideranças estaduais e nacionais que passam a defender uma aliança com o PT na disputa pela Presidência da República.

O PC do B perde Flávio Dino e definha no Estado do Maranhão, sua principal base na Região Nordeste. Os socialistas aguardam, também, a chegada do deputado federal Orlando Silva (PC do B – SP). Sem renovação dos quadros ao longo dos últimos 30 anos, o PC do B pode emagrecer ainda mais na Câmara Federal a partir de 2023, mas o partido apostará todas as fichas na vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para voltar ao guarda chuva do Palácio do Planalto.

AGENDA DE FILIAÇÃO AO PSB

  • Terça-feira (22): 11 horas
  • Local: sede da Fundação João Mangabeira (FJM), em Brasília.
  • Transmissão ao vivo pelo Facebook e Youtube do PSB Nacional e da FJM.