Um bebê de sete meses morreu por sarampo em Taquaritinha do Norte, interior de Pernambuco, estado distante cerca de 640 km do Ceará. A morte ocorreu no dia 17 de agosto, mas a causa só foi confirmada nesta segunda-feira (02), após a realização de análises laboratoriais. É o primeiro registro de óbito por sarampo no estado desde 2013, segundo informações do Ministério da Saúde. A morte traz um alerta para os municípios cearenses, principalmente para região do Cariri que faz fronteira com o estado de Pernambuco.
De acordo com boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, Pernambuco registra 13 casos confirmados este ano e outros 296 em investigação. Em todo Brasil, são 2.331 casos da doença nos últimos três meses.
Com o surto do sarampo em todo país, o Ministério da Saúde anunciou a aquisição de quase 19 milhões de doses de vacina contra a doença. O governo tem intensificado a imunização com foco em crianças de até 1 ano e adultos jovens.
Como é de fácil transmissão, é preciso ficar atento aos riscos da doença. A única forma de prevenir o sarampo é por meio da vacina. Os primeiros sintomas são febre, tosse, coriza, como se fosse um resfriado comum. Além disso, o paciente pode ter perda de apetite e apresentar conjuntivite, com olhos vermelhos e lacrimejantes, além de manchas vermelhas na pele.
Casos no Ceará
No Ceará, de acordo com a Secretaria da Saúde, neste ano, foram notificados 98 casos suspeitos, mas 88 foram descartados, 9 seguem em investigação e apenas um caso foi confirmado até o momento.