Agricultores, representantes de cooperativas, técnicos locais da Ematerce e das secretarias de agricultura dos municípios de Jucás, Iguatu, Tauá e Santana do Acaraú receberam durante esta semana capacitações sobre sobre o Sistema Estadual de Cadastro de Agricultores Familiares, Empreendedores Individuais e Empreendimentos Representativos (Secaf).

Ministradas pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Territorial, Cooperativismo, Comercialização e Economia Solidária (Codece), as capacitações foram realizadas no formato virtual pelas técnicas Juliana Freitas, Meire Nobre e Tailândia Araújo.

Segundo Juliana Freiras, da Codece, o Secaf é uma ferramenta de planejamento para o mercado e fortalecimento da comercialização de produtos da agricultura familiar. “Da mesma forma, é o instrumento da política de Aquisição de Gêneros Alimentícios por parte dos entes públicos do Estado do Ceará, regida pela lei 15.910/2015. Esta lei estabelece que, no mínimo, 30% dessas aquisições sejam provenientes da agricultura familiar”, explica.