Há mais de 50 dias manchas de óleo cru atinge o litoral nordestino e preocupam banhistas e autoridades devido ao impacto ambiental causado pela substância. Dessa vez, as manchas chegaram a praia de Canoa Quebrada, no município de Aracati, a 150 km da capital cearense. A substância foi vista por moradores nessa quarta-feira (23).
A Prefeitura de Aracati divulgou, em nota, pelas redes sociais que uma ação emergencial retirou cerca de 700 Kg da substância do mar e da faixa de areia.Segundo a gestão municipal, a retirada do material foi realizada pela “intervenção da Marinha, por meio da Capitania dos Portos de Aracati, e o material recolhido será levado para análise em Fortaleza”.
O Governo do Estado, através da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e Superintendência do Meio Ambiente (Semace), vem, desde o dia 25 de setembro, reunindo todas as entidades que possam colaborar com o combate à mancha de óleo que vem atingindo o litoral do Nordeste.
Um grupo de trabalho foi criado e servidores das prefeituras envolvidas juntamente com voluntários já recolheram mais de mil quilos de óleo e areia das praias de Sabiaguaba, Prainha, Caponga, Aracati, Paracuru, Paraipaba, Canoa Quebrada, Barreiras, Praia das Fontes e Morro Branco. Já foram realizados mais de 20 mutirões de limpeza, dando assistência, com ONGs parceiras, aos animais atingidos.
As manchas de petróleo em praias do Nordeste já atingiram pelo menos 225 localidades em mais de 80 municípios de 9 estados desde o início de setembro. Mais de 900 toneladas de óleo já foram recolhidas do mar e 5 mil militares do Exército devem reforçar as ações de limpeza nas praias nordestinas.