As manchas de óleo seguem aparecendo no litoral cearense. Desta vez, elas surgiram no lado oeste do mar: manchas foram vistas na praia da Leste Oeste/Formosa, em Fortaleza, na praia do Cumbuco, em Caucaia, na praia da Taíba, Barramar e na praia do Pecém, em São Gonçalo do Amarante e nas praias do Quebra Mar, Praia Pau Enfincado e Praia do Vapor , em Paracuru.

As informações foram divulgadas nesta quinta-feira, 10, pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), que monitora a situação em conjunto com o “Programa Cientista-Chefe em Meio Ambiente” (FUNCAP/SEMA/SEMACE) /LABOMAR/UFC) e a equipe do Gerenciamento Costeiro do Estado do Ceará (Gerco/CE) da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes/Sema).

A pasta informou que os casos de avistamento de óleo ao longo de todo o litoral, estão sendo acompanhandos e monitorados diariamente, bem como as limpezas de praias que estão sendo realizadas pelos municípios, com o apoio da Sema, Semace e ONGs.

O relatório divulgado por essas entidades pede atenção das secretarias municipais das cidades litorâneas do Ceará para continuarem vigilantes. “eles precisam estar em alerta em relação ao monitoramento de suas praias, pois pode haver mais resquícios de óleo sendo levado pelas correntes em direção aos municípios litorâneos da região metropolitana de Fortaleza, da costa oeste e costa extremo oeste, fato evidenciado com a confirmação de manchas na praia do litoral oeste, após 15 dias dos primeiros relatos no estado”, informou.

Encerrando o documento, os signatários lembram que em caso positivo de manchas de óleo, nome da praia (ponto de referência), a data do avistamento, bem como fotos do local, sejam informados, o que contribui para a manutenção de um controle das ocorrências das manchas, além de permitir um mapeamento e entendimento da magnitude do possível novo derrame de óleo. Quem tiver visto algo pode entrar em contato pelo e-mail: [email protected].

Confira locais onde as manchas de óleo apareceram:

1. Setor 1 (Litoral Leste) Aracati – Cumbe, Canoa Quebrada, Majorlândia, Quixaba e Lagoa do Mato;

2. Setor 1 (Litoral Leste) Fortim – Praia Canoé e Praia do Forte;

3. Setor 1 (Litoral Leste) Beberibe – Praia do Parajuru e Prainha do Canto Verde;

4. Setor 1 (Litoral Leste) Cascavel – Barra Nova, Barra Velha, Águas Belas e Caponga;

5. Setor 2 (Fortaleza e Região Metropolitana) Aquiraz – Porto das Dunas, Japão, Prainha, Marambaia, Praia Bela, Praia do Presídio, Praia do Iguape, Praia do Barro Preto e Praia do Batoque;

6. Setor 2 (Fortaleza e Região Metropolitana) Fortaleza – Praia da Abreulândia, Sabiaguaba, Praia do Futuro e Praia da Leste Oeste/Formosa;

7. Setor 2 (Fortaleza e Região Metropolitana) Caucaia – Praia do Cumbuco;

8. Setor 2 (Fortaleza e Região Metropolitana) São Gonçalo do Amarante – Praia da Taiba, Pecém e Barramar;

9. Setor 3 (Litoral Oeste) Paracuru – Praia do Quebra Mar, Praia Pau Enfincado e Praia do Vapor.

(*) com informações da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará