O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), fez uma costura cirúrgica para conquistar, nesta quinta-feira (1º), a Presidência da Câmara Municipal como passo estratégico rumo à reeleição em 2024. Sarto terá no comando do Legislativo, no biênio 2023/2024, o aliado Gardel Rolim (PDT). Um mar de tranquilidade para quem não quer contratempos políticos e administrativos.


Conhecedor dos meandros da Câmara Municipal, Sarto não permitiu espaços para o senador eleito Camilo Santana (PT) avançar com a candidatura do vereador Léo Couto (PSB) e deu um nó para formar uma chapa sem concorrente na disputa pela nova Mesa Diretora, contemplando, além do PDT, os demais partidos da base aliada.


ASSUNTO NO JORNAL ALERTA GERAL


A escolha da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Fortaleza, com repercussão na agenda pré-eleitoral de 2024, ganham destaque, nesta quinta-feira, no Jornal Alerta Geral, que começa às 7 horas da manhã, com geração pela FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza e transmissão por mais de 20 emissoras de rádio no Interior e pelas redes sociais do @cearaagora. O jornalista Beto Almeida fala sobre a corrida as eleições de 2024 e as primeiras ações da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal. Nessa agenda, estão as mudanças no Plano Diretor da Cidade.


BASTIDORES POLÍTICOS


Camilo conversou com muitos vereadores, mas sentiu que o poderio de Sarto era inabalável, optou pelo mergulho e, ao mesmo tempo, evitou um resultado adverso que o gerasse desgastes após o brilho nas eleições ao Governo do Estado e à Presidência da República. Interlocutores ouviram ponderações e as repassaram a Camilo que o momento era inoportuno para interferência em um jogo que, desde cedo, já tinha um vencedor. A vitória de José Sarto na sucessão da Mesa Diretora da Câmara o permite noites de sono estável e sem abalos na caminhada em busca da reeleição.


O PDT ficará com três cargos na Mesa Diretora (Presidência, 1ª Vice-presidência e 2ª Vice-presidência), sendo divididas as demais posições entre PSDB (3ª Vice-presidência), PROS (1º Secretaria), PSB (2ª Secretaria), Cidadania (3ª Secretaria), PL (1ª Vogal), PP (2ª Vogal) e Rede (3ª Vogal). Com a casa arrumada na relação com a Câmara, José Sarto quer, a partir de janeiro de 2023, se fazer mais presente na agenda política, administrativa e pré-eleitoral de Fortaleza. Aos aliados, amigos e correligionários, ele já deixou bem claro: a sucessão já começou. Os secretários e principais assessores têm consciência desse desafio e farão uma agenda para José Sarto ganhar ainda mais visibilidade, capitalizando, assim, mais identidade com os eleitores.


COMPOSIÇÃO DA MESA NO BIÊNIO 2023/2024


Presidente: Gardel Rolim (PDT)
1º vice: Paulo Martins (PDT)
2º vice: Renan Colares (PDT)
3º vice: Claudia Gomes (PSDB)
1º secretário: Bruno Mesquita (PROS)
2º secretário: Fábio Rubens (PSB)
3º secretário: Katia Rodrigues (Cidadania)
1ª vogal: Ana Aracapé (PL)
2ª vogal: Luciano Girão (PP)
3ª vogal: Estrela Barros (Rede)

PAUTA NO JORNAL ALERTA GERAL


A escolha da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Fortaleza, com repercussão na agenda pré-eleitoral de 2024, ganham destaque, nesta quinta-feira, no Jornal Alerta Geral, que começa às 7 horas da manhã, com geração pela FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza e transmissão por mais de 20 emissoras de rádio no Interior e pelas redes sociais do @cearaagora.