A reeleição do prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (União Brasil), entrou na agenda de prioridades da Executiva Nacional do PT. Nesse mapa, estão, também, no Ceará, as cidades de Fortaleza, Caucaia e Juazeiro do Norte. A aliança entre os dois partidos atropelou o projeto do deputado estadual Julinho que se lançou pré-candidato a prefeito. O Diretório Municipal do PT rejeitou o nome de Julinho, que recorreu à Executiva Nacional e acabou sendo derrotado.


O presidente Lula, como conta, no Jornal Alerta Geral, o repórter Sátiro Sales, entrou nas articulações para definição dos rumos do PT na corrida pelas prefeituras dos maiores colégios eleitorais do País. Nesse mapa, estão, também, no Ceará, além de Maracanaú, as cidades de Fortaleza, Caucaia e Juazeiro do Norte.


RELAÇÃO HISTÓRICA COM BOM DIÁLOGO


O prefeito Roberto Pessoa sempre manteve uma boa relação com as lideranças estaduais e nacionais do PT. A legenda integra, hoje, a administração municipal de Maracanaú. Quando deputado federal, Roberto encontrou portas abertas nos Governos do PT. Foi, assim, com Lula, Dilma e Lula. O mesmo aconteceu quando o PT administrou a cidade de Fortaleza com a então prefeita Luizianne Lins.


Durante o Governo Camilo, Roberto manteve, também, um bom diálogo, mas a relação se consolidou ainda mais com a chegada de Elmano de Freitas ao Palácio da Abolição. A deputada federal Fernanda Pessoa, filha de Roberto, foi uma das primeiras vozes, entre os partidos de oposição, a declararem apoio aos Governos Lula e Elmano. Fernanda, a exemplo do pai, encontrou, também, portas abertas no Palácio do Planalto.


MARACANAÚ, FORTALEZA E CAUCAIA

A decisão da Executiva Nacional do PT na corrida eleitoral de Maracanaú terá reflexo em Fortaleza. O grupo liderado por Roberto vai fortalecer a pré-candidatura de Evandro Leitão (PT), mesmo o União Brasil tendo o Capitão Wagner na corrida pela sucessão do prefeito José Sarto (PDT).


A primeira sinalização da aproximação entre aliados de Roberto e o PT da Capital foi dada pela deputada Fernanda Pessoa que, no mês de dezembro de 2023, prestigiou a filiação de Evandro Leitão ao Partido dos Trabalhadores.


Evandro, que, hoje, está na condição de pré-candidato a prefeito, será beneficiado com a decisão da Executiva Nacional do PT em apoiar o nome de Roberto Pessoa na disputa pela Prefeitura de Maracanaú. Essa movimentação poderá fortalecer, também, a pré-candidatura do ex-secretário de Articulação Política do Governo do Estado, Waldemir Catanho, à Prefeitura de Caucaia.

LEIA MAIS