O MDB anunciou nesta quinta-feira (10) que decidiu não apoiar nenhum dos dois candidatos na disputa do segundo turno para Presidência da República. A decisão foi comunicada para a imprensa pelo presidente do partido, senador Romero Jucá (RR), após reunião da cúpula da sigla em Brasíllia.
O segundo turno, marcado para o dia 28, será disputado por jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT). No primeiro turno, o MDB lançou candidato próprio: o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles. Ele ficou em sétimo lugar, com 1,20% dos votos válidos.
Nesta semana, diversos partidos decidiram o posicionamento para o segundo turno. A maioria, como o MDB, optou pela neutralidade. “Conversei com a maioria do partido, a bancada federal da Câmara também foi consultada, e nós estamos tomando uma posição de neutralidade. Nós não vamos apoiar nenhum dos dois candidatos. Estamos liberando os membros do MDB para votarem de acordo com a sua consciência”, disse Jucá.
Questionado se a decisão foi aprovada por Michel Temer, Jucá disse que se reuniu com o presidente, mas que a decisão era do partido. “Eu conversei com a maioria do partido, com a maioria da executiva e conversei com o presidente Michel Temer. Ele aprovou a posição do partido. Não é uma decisão do presidente Temer, é uma decisão do partido”, disse.
Com informações G1-CE