A Executiva Nacional do MDB decidiu liberar os filiados no 2º turno da disputa pela Presidência da República para votarem de acordo como a própria consciências e os interesses regionais. Uma nota assinada pelo presidente Baleia Rossi destaca que ‘’Em qualquer cenário, o MDB deixa claro que cobrará do vencedor o respeito ao voto popular, ao processo eleitoral como um todo e, sobretudo, o cumprimento dos princípios constitucionais e do Estado Democrático de Direito’’.

Terceira colocada no primeiro turno, quando superior os 4,6 milhões de votos, a candidata Simone Tebet deve se pronunciar a qualquer momento se irá declarar voto ao presidenciável Lula. Simone surgiu como candidata alternativa a Lula e a Bolsonaro e foi dura crítica do modelo político e administrativo de ambos. Agora, com entre Lula e Bolsonaro, disse que não ficará omissa.

A nota do MDB destaca que ‘’Nas últimas 48 horas, dirigentes, congressistas, governadores e prefeitos externaram sua posição em relação à disputa nacional em segundo turno. Por maioria, o MDB decidiu dar liberdade para que cada um se manifeste conforme sua consciência’’. Outro trecho do comunicado afirma que ‘’Nesta eleição geral, apresentamos um projeto independente e equilibrado, fora da polarização, brilhantemente liderado por nossa candidata Simone Tebet. Não há a menor dúvida de que ela se consolidou como uma liderança nacional’’, observa a nota.