O presidente da Executiva Regional do MDB, deputado federal Eunício Oliveira, viu o partido definhar ainda mais nas eleições municipais de 2024 no Ceará. A legenda não conseguiu eleger um só vereador na Capital e, no Interior do Estado, conquistou apenas 9 prefeituras – 8 a menos do que em 2020.
O MDB fica, a partir de primeiro de janeiro de 2025, com as Prefeituras dos Municípios de Barro, Catarina, Fortim, Granjeiro, Madalena, Milagre, Saboeiro, Várzea Alegre e da Viçosa do Ceará.
DERROTA EM LAVRAS DA MANGABEIRA
Em Lavras da Mangabeira, o MDB indicou o candidato a vice na chapa de Jadna Gomes (União Brasil) e foi derrotado pelo atual prefeito Ronaldo da Madeira (PSD) foi reeleito com 81,4% dos votos apurados.
VOTOS EM FORTALEZA
Os dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que, em Fortaleza, o MDB somou apenas 29.082 votos para vereador, o que impossibilitou o partido de conquistar, pelo menos, uma vaga na Câmara Municipal. O candidato mais votado da agremiação foi Diego Castro, com 4.584 votos.
A perda de força eleitoral do MDB na Capital pode ser medida pela votação inexpressiva obtida pelo partido na disputa pela Câmara de Vereadores.
Dois vereadores eleitos por outras legendas conseguiram, de forma isolada, superar a soma de votos de todos os candidatos do MDB. A vereadora Priscila Costa, reeleita pelo PL, somou 36.226 votos, e Gabriel Biolologia (PSOL) conquistou 30.682 votos.
LEIA MAIS