A boa notícia e o alívio para os estudantes bolsistas: após cobranças e pressões, o ministro da Educação, Victor Godoy, anunciou a liberação de recursos para manutenção das universidades e pagamentos das bolsas de alunos de pós-graduação, mestrado, doutorado e para médicos residentes.
Em todo o Brasil, mais de 200 mil estudantes foram impactados com a suspensão o atraso no desembolso do auxílio, sendo, no Ceará, 2.555 alunos de pós-graduação que dependem dessa renda. O dinheiro, de acordo com o Ministério da Educação, cairá na conta dos estudantes a partir da próxima terça-feira, dia 13.


ASSUNTO NO JORNAL ALERTA GERAL


O repórter Carlos Alberto faz, no Jornal Alerta Geral, relato sobre o anúncio da liberação das verbas para o pagamento dos bolsistas, enquanto o jornalista Beto Almeida, no Bate Papo Político, destaca que os estudantes bolsistas tem como única renda o pagamento feito pelo Governo Federal.
O Jornal Alerta Geral, que é gerado pela FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, tem transmissão por mais de 20 emissoras de rádio e, também, pelas redes sociais do @cearaagora.


DINHEIRO NA CONTA


De acordo com o ministro, em articulação com órgãos do Governo Federal, Ministério da Economia e Casa Civil, ficou garantida a liberação financeira de R$ 460 milhões para despesas discricionárias da educação, ou seja, para pagamentos considerados obrigatórios.


O contingenciamento das verbas gerou protestos entre estudantes, professores e reitores de universidades federais. Na publicação feita pelas redes sociais, o ministro da educação disse, ainda, que o pagamento para os bolsistas está garantido e acontecerá até próxima terça-feira, dia 13 de dezembro.


Os dados do próprio Ministério da Educação apontam que a Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) tem cerca de 200 mil bolsistas que deveriam ter recebido, até o último dia 7, o pagamento das bolsas..