Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Para apoiar as famílias e os educadores na alfabetização das crianças em tempos de isolamento social, o MEC, por meio da Secretaria de Alfabetização, lançou o aplicativo Graphogame.

A ferramenta já é utilizada com sucesso em vários países no apoio à preparação para a alfabetização e ao processo de alfabetização formal de crianças entre 4 e 9 anos de idade.

O projeto foi realizado em parceria com o Instituto de Cérebro é um jogo educacional com um ambiente virtual para a aprendizagem de habilidades fonológicas voltado para crianças de 4 a 9 anos.

Desenvolvido pela empresa finlandesa, Grapho Learn, o aplicativo desenvolve habilidades relacionadas aos sons da linguagem e ajuda a aprender a ler. Surgiu, inicialmente, como uma ferramenta de apoio para crianças com dificuldades de leitura.

Evidências científicas mostram que o aplicativo é efetivo, principalmente, quando utilizado pela criança sob supervisão e com o engajamento de um adulto.Para apoiar pais e educadores, o MEC disponibiliza um Manual de Uso do Graphogame, que explica como baixar o aplicativo e como configurar as funcionalidades.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp