O diabetes – uma doença silenciosa que, quando deixada de lado, gera grandes riscos à saúde da população. Os cuidados com a doença independem da faixa etária, mas passa por uma avaliação do histórico familiar, do controle sobre a alimentação e, também, pela realização de atividades físicas.
Os dados do Atlas da Diabetes da Federação Internacional de Diabetes revelam que, 7 em cada 10 pessoas, só descobrem que estão doentes quando começam a surgir complicações. Em Fortaleza, de acordo com a médica Cristina Façanha, Diretora-geral do Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão do Ceará, metade das pessoas com diabetes não sabem se tem a doença.
A perda de peso acentuada, a vontade de ir ao banheiro repetidamente durante a noite e urina volumosa, sede exagerada e visão turva estão entre os primeiros sintomas da doença. Quando o quadro é mais grave, como destaca a Dra. Cristina Façanha, em entrevista ao Jornal Alerta Geral, o diabetes leva a amputações de membros e passa a gerar limitações para quem se descuida da própria saúde.
Cristina Façanha, na conversa com os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida, chama atenção dos cuidados que adultos e pais devem ter com os exames laboratoriais que medem a glicose. Cristina fala sobre os diferentes tipos de diabetes e as primeiras medidas que precisam ser adotadas para prevenir ou cuidar da doença.
REDE DE NOTÍCIAS
O Jornal Alerta Geral é gerado pela FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza e tem transmissão pelas redes sociais do @cearaagora e por mais de 20 emissoras de rádio.