Em sua participação no Jornal Alerta Geral desta terça-feira (26), o médico e professor universitário Henrique César comentou sobre o Programa Previne Brasil. Atualmente cerca de 90 milhões de brasileiros são atendidos pelo atendimento SUS.

Segundo Henrique, o governo quer alcançar 140 milhões de brasileiros. Para isso, os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) e profissionais de atendimento médico serão incentivados a buscarem e cadastrarem mais pessoas para acolhimento na saúde. Quanto mais pessoas forem cadastradas, mais recursos serão repassados.

Ele destaca que para receber os recursos, no entanto, é preciso qualidade no atendimento. Além do número de pessoas acompanhadas (principalmente quem recebe benefícios sociais, crianças e idosos), o município terá que responder a outros dois critérios, como por exemplo: melhora das condições de saúde da população e a adesão a programas estratégicos, como Saúde Bucal e Saúde na Hora, que amplia o horário de atendimento à população abrindo durante o almoço, à noite ou finais de semana.

O foco será o atendimento pré-natal, mortalidade infantil, doenças infecciosas, hipertensão, câncer, diabetes e saúde mental. Ao todo, serão monitorados 21 indicadores que precisarão ser informados regularmente para que os municípios recebam os recursos federais. Em 2020, serão acompanhados sete indicadores, aumentando sete novos a cada ano. Esse monitoramento será feito a cada quatro meses, a partir de setembro do ano que vem.

Confira na íntegra o comentário do médico e professor universitário Henrique César: