Em sua participação no Jornal Alerta Geral desta sexta-feira (25), o médico e professor universitário Henrique César comentou sobre a importância das boas políticas de saúde no país, destacando as linhas de cuidado como uma ferramenta que deve servir de base para as ações governamentais
Segundo Henrique, a linha de cuidado se constitui como “a imagem de cuidado pensada para expressar os fluxos assistenciais seguros e garantidos ao usuário no sentido de atender as suas necessidades de saúde”
Ele destaca que a metodologia é diferente dos processos de referência e contra referência, pois não funcionam por protocolos, mas por reconhecimento de que os gestores podem pactuar fluxo.
E como fazer pra que esse sistema funcione? Henrique responde que os gestores da saúde e gestores municipais precisar costurar um acordo com base na regionalização da rede. Portanto, trata-se de uma rede de apoio entre todos os coordenadores da área:
“É um pacto firmado sobre a compreensão de que os serviços de saúde devem se organizar centrados no usuário, o que vai garantir que os fluxos existentes entre os diversos serviços funcionem de forma harmônica. Um pacto interno de gestão”